terça-feira, 27 de dezembro de 2016

As 3 lições de Marketing que a minha gata me ensinou



Pessoalmente, nunca gostei muito de gatos, confesso. Contudo, após estranhar, entranhei uma paixão assolapada por este felino inteligente, astuto e totalmente independente.

Apresento-vos a Blue: uma gata especial, com um feitio especial e com um dono especial: Eu.



No entanto, se considerarmos que à grande maioria dos gatos não é atribuída qualquer função, além de fazer companhia aos donos, são animais bastante inúteis. 

Então o que nos leva a ter um gato? A resposta é simples: Porque tal como a maioria das marcas, um gato transmite-nos um sentimento que nos faz levá-lo connosco para casa.

Ora, o meu gato, tal como uma marca, ensinou-me diversas lições de Marketing:


1ª Lição - Distinga-se da multidão


Numa ninhada de 7 ou 8 animais, aquele que tiver alguma característica que o distinga potencialmente será o primeiro a ser notado. Aconteceu com o olho da minha gata: azul...tão azul que nos penetrou a alma. Mas acontece também com a sua marca que tem aquele tom de comunicação diferente (Axe Desodorizantes) ou aquele sabor característico ( Ferrero Rocher).

2ª Lição - Seduza no primeiro contacto

Haverá algo mais sedutor que um gatinho meigo quando se aproxima duma pessoa? Mesmo quem não tem especial apreço por animais acaba por ser seduzido. Agora transporte isto para a forma como foi atendido no seu restaurante favorito. A marca conquista, mas é o serviço que seduz os seus clientes e os faz voltar. Atenção que não há segundas oportunidades para deixar uma primeira boa impressão, aposte na formação dos seus colaboradores.

3ª Lição - Tenha um nome facilmente memorizável

Poucas pessoas se esquecem do nome da minha gata. Quando recebo pessoas em casa, a Blue é muito dominadora do seu território e não deixa que as pessoas dominem em sítios que não são delas (tal como eu). O olho azulão dela faz transparecer a verdadeira essência e dominância dela e as pessoas sabem logo que ela representa um belo pantone colorido e a dominância (estranha) da cor. Blue..é sempre Blue!!

A fácil memorização é uma característica das grandes marcas: Nike, Apple, Google, Sony, Nestlé... recorde-se disso quando quiser criar uma marca, ou um produto, como o Iphone. Lembre-se também que o seu produto pode ser vendido em outros países, com outros idiomas. 

A marca Innjoo não deve ter tido isto em conta quando entrou para o mercado português.

E você que lições lhe ensina o seu gato?

Sem comentários: